Teatro e Língua
Gramática Real da Grande Obra de Arte
Grammaire Royal de La Grand Ouvre de L’Art
Ouvrage, Grammaire et Encyclopédie
Lauda, Gradus e Plena
E seus Cantares Linguístico, Teológico, Discipular, Místico e Devocional
De Marcabrü Aiara
Drittes Teil (Terçairo Tomo, em português arcaico)
Inventário e Perspectiva : A Língua no Teatro.
O texto escrito, na quase lápide fria do papel, é quase um dogma com suas palavras silenciosas, seu ritmo fixado pela pontuação ortográfica, a polissemia do texto hibernando nas sombras das entrelinhas, a espera da luz de uma leitura potente que lhe faça brotar.
O texto encenado, por sua vez, faz reverberar cada palavra com sua tonalidade e timbre (a cor do som) no espaço cênico, e se manifesta na cena suportada por uma dramaturgia do corpo - como templo da alma, e não o cárcere - e sua plasticidade correspondente, a palavra encenada como som (voz) e gesto (corpo) se torna uma só com a trilha sonora ao vivo, a partir do princípio do gesto acústico do fraseado (esse princípio tem outros nomes em diferentes escolas, como na antroposofia de Rudolf Steiner), como na tríade dos poetas concretistas brasileiros (verbi - voco - visual), porque o teatro, no étimo grego, é um lugar para olhar.
A palavra encenada, o corpo em cena, e a música de cena não tem lugar nesse mundo, a não ser neste lugar para olhar - o teatro, na etimologia grega.
Grammaire Royal de La Grand Ouvre de L’Art
Ouvrage, Grammaire et Encyclopédie
Lauda, Gradus e Plena
E seus Cantares Linguístico, Teológico, Discipular, Místico e Devocional
De Marcabrü Aiara
Drittes Teil (Terçairo Tomo, em português arcaico)
Inventário e Perspectiva : A Língua no Teatro.
O texto escrito, na quase lápide fria do papel, é quase um dogma com suas palavras silenciosas, seu ritmo fixado pela pontuação ortográfica, a polissemia do texto hibernando nas sombras das entrelinhas, a espera da luz de uma leitura potente que lhe faça brotar.
O texto encenado, por sua vez, faz reverberar cada palavra com sua tonalidade e timbre (a cor do som) no espaço cênico, e se manifesta na cena suportada por uma dramaturgia do corpo - como templo da alma, e não o cárcere - e sua plasticidade correspondente, a palavra encenada como som (voz) e gesto (corpo) se torna uma só com a trilha sonora ao vivo, a partir do princípio do gesto acústico do fraseado (esse princípio tem outros nomes em diferentes escolas, como na antroposofia de Rudolf Steiner), como na tríade dos poetas concretistas brasileiros (verbi - voco - visual), porque o teatro, no étimo grego, é um lugar para olhar.
A palavra encenada, o corpo em cena, e a música de cena não tem lugar nesse mundo, a não ser neste lugar para olhar - o teatro, na etimologia grega.
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